Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como ensinar as cores?

O aprendizado das cores é um dos marcos do desenvolvimento infantil e facilita uma série de outros aprendizados, como a noção(subjetiva) de adjetivo, a formação de pares de palavras e frases, a montagem de quebra-cabeças.
As crianças são capazes de perceber as cores desde bem cedo (por volta dos 4 meses), mas demora um pouco mais para que consigam ligar o nome da cor àquela característica do objeto. Isso porque a criança ainda não sabe, inicialmente, o significado da palavra cor, o nome dos objetos e nem de outras características. para exemplificar, vou criar uma língua estranha (como é o português para nossos bebês). Então mostro para ele um objeto como este e digo:
_ camalo vite


Depois pego outro objeto e digo:
 _ratica bebalu

Aí mostro um terceiro objeto e digo:
_ canide chumaco
Seu bebê, que é muito inteligente, mas que ainda não conhece nenhuma dessas palavras, pode fazer mil inferências sobre as frases e não chegar a conclusão nenhuma. Você, por estar lendo um post sobre o ensino de cores, pode imaginar que as frases acima significam:
camalo vite: bola vermelha
ratica bebalu: caixa azul
canide chumaco: chapéu amarelo
E que, portanto, vite significa vermelho, bebalu significa azul e chumaco significa amarelo.
Certo? Errado...e se eu disser que as frases funcionam como no inglês e que camalo significa vermelho, ratica significa azul e canide significa amarelo?
Ou mais... alguém poderia concluir que na frase eu queria dizer bola macia, caixa grande e chapéu bonito.
Entende como é muito complicado para um bebê ou criança associar a característica do objeto ao nome da cor neste contexto?
Foi por isso que fiz, para os meus filhos, livros de cores. Deu um pouco de trabalho, pois tive que selecionar imagens de vários objetos da mesma cor (20 por livro) e passava para eles repetindo, por exemplo, carro vermelho, bola vermelha, estrela vermelha, sapato vermelho, caixa vermelha.
Se fosse no exemplo acima (no idioma imaginário), ficaria assim:

Camalo vite


ratica vite




canide vite

Agora ficou fácil inferir que vite significa vermelho... depois de ver 20 imagens desse tipo, você já terá certeza de que "vite", no nosso idioma imaginário significa vermelho e não se esquecerá mais da palavra vite.
Da mesma forma seu filho, após ver o livrinhos algumas vezes, saberá que a palavra "vermelho" se refere a uma característica específica do objeto e será capaz de identificar o objeto vermelho no meio de outros semelhantes, porém de outras cores. Nessa hora, você apresenta o segundo livro(por exemplo, o da cor azul). Aos poucos, vá acrescentando cada um dos livros. Em algumas semanas seu filho já saberá todas as cores(inclusive as secundárias).
Para facilitar o trabalho, vou disponibilizar aqui o arquivo em powerpoint com os livros prontos para impressão. Eles até podem ser apresentados no computador, mas acho mais interessante imprimir as imagens e encadernar, para que a criança possa manusear o material.

Clique aqui para baixar o livro vermelho


Clique aqui para baixar o livro azul


Clique aqui para baixar o livro amarelo


Clique aqui para baixar o livro verde


Clique aqui para baixar o livro branco


Clique aqui para baixar o livro preto


Clique aqui para baixar o livro rosa


Clique aqui para baixar o livro roxo



Video do Gugu menos de 1 mês após começar a ver os livrinhos das cores.

17 comentários:

  1. Muito bom, vamos aguardar as outras cores! :)

    ResponderExcluir
  2. Daniele! Já adicionei o link para o livro azul!

    ResponderExcluir
  3. muito legal Tati, só não to conseguindo abrir o vermelho pq está com final opd e não sei converter...

    ResponderExcluir
  4. .odp é um arquivo do tipo OpenDocument Presentation. Ele é criado com o OpenOffice Impress, que é um "clone" opensource (gratuito e com código fonte aberto) do Power Point.

    Para abri-lo você vai ter que instalar o OpenOffice. No Brasil, por questões legais, o programa se chama BrOffice, mas é o mesmo programa. O BrOffice é uma suite de aplicativos de escritório para substituir o Microsoft Office.

    Baixe o BrOffice aqui:

    http://www.broffice.org/download

    Lembrando que, depois que você instalar o BrOffice você poderá não só abrir o arquivo .odp como também salva-lo como no formato do Powepoint.

    Depois me conte se deu certo! Bjo

    ResponderExcluir
  5. De qualquer jeito, vou tentar converter todos os arquivos para powerpoint ainda esta semana, ok?

    ResponderExcluir
  6. Problema resolvido. Todos os arquivos estão em ppt agora.

    ResponderExcluir
  7. muito legal, será q vc poderia ver se o arquivo do amarelo está com algum erro pois ta dando erro e não aparecem as figuras quando abro. obrigada.

    ResponderExcluir
  8. ah ,como vc fazia com seu filho, mostrava varias vezes o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Driana...eu mostrava várias vezes cada livro. Começava com 1 deles. Quando percebia que ele havia dominado aquela cor, eu acrescentava outra. E assim continuei...Demora um pouquinho no início até eles entenderem o conceito, mas depois que aprendem as duas ou três primeiras cores fica super fácil aprenderem as outras.

      Excluir
  9. Olá! Adorei o post. Estou ensinando cores para o meu filho e seus livrinhos serão de grande ajuda. Notei que algumas imagens se repetem nas outras cores. Agora não me lembro se, por exemplo a bola aparece em todos, mas pelo menos aparece em vários. O ideal é mostrar todos os objetos em todos as cores ou só alguns deles já é suficiente?

    Adorei o seu blog, é um grande estímulo ver crianças tão espertas e felizes em aprender.

    Abs,
    Monique Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Não estou conseguindo visualizar o conteúdo dos livros amarelo e verde, será que pode me fornecer outro link?

    Obrigada,

    Adriéli.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Não estou conseguindo visualizar o conteúdo dos livros amarelo e verde, será que pode me fornecer outro link?

    Obrigada,

    Adriéli.

    ResponderExcluir
  12. Você começou a mostrar as cores com 4 meses? Quanto tempo você ficou no 1° livro? Se ele não sabe falar, como saber se ele ja aprendeu?

    Adorei o bolg, voc~e esta de parabens! Obrigada pelas dicas...


    Laís

    ResponderExcluir
  13. Lindoooo!!!

    Obrigada por compartilhar!!
    Já estou baixando!

    ResponderExcluir