Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como ensinar seu bebê a ler




url.jpg


Este post não tem o objetivo de substituir a leitura o livro "Como ensinar seu bebê a ler", Glenn Doman, editora Artes e Ofícios. Recomendo a leitura do livro, que é rápida e inspiradora, mas pretendo fornecer aqui algumas razões para ensinar bebês a ler utilizando o método Glenn Doman.
Sempre fui fã do método fônico de alfabetização. Fui alfabetizada dessa forma e funcionou. O mesmo aconteceu com meus pais, com minha irmã e com a maioria dos meus amigos. Além disso, achava muito mais simples ensinar as letras é sons, sílabas e, então, partir para as palavras. Assim, a criança poderia em pouco tempo estar lendo e escrevendo qualquer coisa. Muito bonito na teoria e quando se trata de ensinar crianças maiores, mas com bebês simplesmente não funcionava. Uma das razões para isso foi citada no livro:

Os bebês não costumam se interessar por letras isoladamente. Elas simplesmente porque não fazem sentido para eles. A palavra mamãe, quando mostrada, é associada à figura da mãe e se torna interessante, mas não se pode dizer o mesmo sobre a letra M

O segundo motivo (para mim o mais importante), não é citado no livro do Glenn Doman, mas é bem conhecido pelos profissionais que trabalham com alfabetização: Os bebês e crianças pequenas ainda não desenvolveram a lateralidade. Isso significa, em termos práticos, que ao ver a letra a junto com a letra s, mesmo que domine o som isolado das duas letras e que já tenha sido orientado sobre como "junta-las", ela não saberá se deverá ler "sa" ou "as".

A leitura fonética, inicialmente é muito mais lenta. Assim sendo, o esforço e o tempo gastos pela criança para decodificar acaba não permitindo que ela entenda o contexto da frase, deixando a leitura mecânica e desinteressante. A criança que tem um bom vocabulário de palavras inteiras (o que no inglês chamam de "sight words", vai ler de maneira mais rápida e entender melhor o que está escrito. Assim, vai gostar de ler e querer ler sempre mais e mais.

O que recomendo para crianças bem pequenas é o que fiz com meus filhos e o que Glenn Doman recomenda:
1. Comece ensinando palavras inteiras escritas com cores vivas e letras grandes, usando um vocabulário que faça sentido para a criança. (ex: mamãe, papai, nenem, banana, chocalho, bonito, colorido, etc)
2. Depois que a criança dominar um número suficiente de palavras isoladas, comece a introduzir os pares de palavras (nenem bonito, chocalho colorido, etc).




Daqui pra frente é por minha conta... foi o que deu certo com meus filhos, apesar de não ser recomendado pelo livro do Glenn Doman.
Você vai perceber que, se mostrar para a criança duas palavras que ela conhece e pedir que ela leia, ela acertará as palavras, mas não a ordem delas (a frase nenem bonito) poderá ser lida, algumas vezes como "bonito bebê". A medida que você for mostrando as frases e lendo junto com a criança, ela vai entendendo que a leitura deve ser feita da esquerda para a direita. No momento que isso estiver claro e automático para ela, você poderá começar a ensinar sílabas e depois os fonemas. Isso irá ajuda-lo a deduzir as regras da leitura e escrita e diminuirá a frustração e insegurança diante de palavras que ele ainda não foi apresentado, permitindo que ele se torne um leitor independente mais rapidamente. Depois detalho essa parte em outro tópico, OK?

Compre aqui o livro "Como ensinar seu bebê a ler"

Um comentário:

  1. olá, estou começando agora, meu pequeno tem 1 ano e 8 meses, então veja se estou correta... faço os cartões com letras vermelhas, com 5 palavras, uma em cada cartão e 5grupos diferentes, tipo animais, frutas, parentes, etc. mostro pra ele por um segundo cada. posso fazer em power point ? minha letra não é legal.

    ResponderExcluir