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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Consciência Fonológica

O texto de hoje é sobre consciência fonológica. O nome é complicado, mas o conceito é simples. Consciência fonológica consiste na capacidade de analisar e refletir sobre a estrutura de fonemas da linguagem oral.
Seu desenvolvimento é progressivo, em geral na seguinte ordem:

1. Noção de palavra: capacidade de seguimentar a frase em palavras e de organizar palavras em uma oração com sentido.

2. Noção de rima: É a capacidade de identificar semelhanças nos sons finais das palavras (caminhão, balão)
3. Aliteração
Capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema na posição inicial das palavras

4. Consciência silábica
É a capacidade de segmentar palavras em sílabas.

5. Consciência fonêmica
Capacidade para manipular e isolar as unidades sonoras que constituem a palavra.

O seu desenvolvimento começa cedo e é progressivo, dependendo do desenvolvimento cognitivo da criança mas também de suas experiências linguísticas. O mais importante é que a capacidade de leitura e escrita está diretamente ligada à esse desenvolvimento. Exercícios para desenvolvimento da consciência fonológica facilitam o processo de alfabetização, assim como ler e escrever ajudam no desenvolvimento da consciência fonológica. Assim, oferecer à uma criança o contato frequente com a linguagem escrita é o primeiro passo, mas as brincadeiras que estimulam a CF serão muito importantes para ajuda-las a discriminar melhor os sons da fala, assim como entender a relação entre a linguagem oral e a escrita. Aqui estão algumas sugestões:
1- " O sapo não lava o pé"
Essa música é uma ótima brincadeira para estimular a CF. As crianças adoram e ela pode ser usada, com pequenas adaptações, com vários propósitos:

Para as crianças bem pequenas, que ainda não falam, o melhor é cantar:
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!!!

Depois, é só seguir para as variantes da letra com cada uma das vogais:
"AAAAAAAAAA
A sapa na lava pá
Na lava paca na cá
Ala mara la na laga
Na lava pá paca na cá
Mas ca chalá!"

"EEEEEEEEEEEEEEEE
É sepe ne leve pé
Né leve pequé né qué
Ele mere lé ne legue
Ne leve pé peque ne qué
Mes que chelé!"

"I I I I I I I I I I I !
I sipi ni livi pí
Ni livi piqui ni qui
Ili miri li ni ligui
Ni livi pí piqui ni qui
Mis qui chili!"

"O O O O O O O
O sopo no lovo pó
No lovo poco no có
Olo moro lo no logo
No lovo pó pocó no có
Mos có choló!"

"UUUUUUUU
U supu nu luvu pú
Nu luvu pucu nu cu
Ulu muru lu nu lugu
Nu luvu pú pucu nu cu
Mus cu chulu!"

Para as crianças que estão começando a falar, uma variante é cantar omitindo as sílabas finais das frases, permitindo que a própria criança diga tal sílaba. Se ela não disser, você completa, mas tente demorar um pouco mais para falar a última sílaba, dando oportunidade para que a criança fale.
Outra coisa interessante é pegar cartazes ou fantoches de cada  vogal e apresenta-las como amigos, diga o nome de cada uma e dance com ela mostrando para a criança enquanto canta a versão da música correspondente. Isso permite que tanto a letra quanto seu som seja ensinado de forma lúdica. Logo você poderá brincar de cantar a música e deixar que a criança descubra qual dos amiguinhos (vogais) está cantando.
Assim que seu filho/aluno dominar a brincadeira acima, faça o oposto. Mostre a vogal.  A criança deverá falar o nome da mesma e cantar a versão correspondente da música.

2- rimas:
- use versinhos populares, músicas e fonemas com rimas para brincar com seu filho. Além da CF, isso permite o desenvolvimento da fala, a ampliação o vocabulário e ótimos momentos. Para as crianças que estão aprendendo a falar, é útil deixa-la completar o final dos versos.
- você fornece três ou mais palavras e a criança deve identificar aquelas que terminam com o mesmo som. Pode ser feita apenas oralmente ou também com as palavras escritas. No último caso, vocês podem aproveitar para circular a parte final da palavra, mostrando que o mesmo som coresponde à mesma sequência de letras.

3- Aliteração
- Você fornece 3 ou mais palavras e a criança deve dizer quais começam com o mesmo som. Comece pedindo que identifique palavras começadas com a mesma sílaba (Ex: pato, panela e relógio) e apenas quando a criança começar a dominar o som isolado de cada fonema tente a variante com o mesmo fonema inicial, porém com sílabas diferentes (Ex: pato, pena e rato).
Você vai perceber que é relativamente simples para a maioria das crianças determinar as palavras que começam com a mesma sílaba, mas elas podem se confundir quando precisam identificar os fonemas iniciais, como no segundo exemplo. Uma coisa que funcionou com meus filhos, mesmo ainda bem pequenos, foi associar os sons das consoantes com objetos(como eu tinha aprendido na minha alfabetização). Aí dizia um monosílabo e perguntava quem estava falando. Por exemplo: o "P" era o papai e o "M" era a mamãe. Eu mostrava o som isolado de cada uma dessas letras e depois brincava de falar uma palavra sílaba e eles tinham que me dizer quem estava falando. Eu dizia: "pé" e eles diziam: É o papai! Eu dizia "Muuuu" e eles diziam: É a mamãe!"Aos poucos eu introduzia outros sons de consoantes e ampliava a bincadeira, até que eles dominassem os sons principais de cada uma delas.

4- Segmentação silábica
Brincadeira simples,  mas muito eficiente. Entender que as palavras que ele lê de maneira global é formada por sílabas é o primeiro passo para a leitura e escrita independentes. Além disso, esse exercício ajuda na articulação da fala. E criança que fala certo escreve melhor.Você dá uma palavra e a criança deve repeti-la batendo uma palma para cada sílaba ou dando um pulo para cada sílaba. Comece com palavras menores e vá aumentando.

5- Síntese silábica: você dá as sílabas e a criança deve formar a palavra. Pode ser feita na versão oral e também na escrita (com cartões contendo as sílabas) a versão escrita é também muito útil para trabalhar a lateralidade, pois a criança vai perceber que as sílabas devem ser dispostas da esquerda para a direita e não em uma ordem aleatória.

6- Manipulação silábica:
 sapato - sa = A criança deve responder "pato"
 jacaré - ré = A criança deve responder "jaca"
cama + leão= A criança deve responder "camaleão"

7-Transposição silábica
Inverter as sílabas das palavras dadas, formando novas palavras. Também pode ser feita na versão oral e escrita
bolo-> lobo
cama -> maca

8 - Segmentação fonêmica:
Você dá a sílaba e a criança tem que perceber os fonemas que vão forma-la:
Ex: pá: ela deve perceber que é o p com o a.
Uma alternativa é fazer ditado de fonemas (você diz o som e a criança pega a letra correspondente, digita a letra no teclado ou escreve no papel), ditado de sílabas e, posteriormente, de pequenas palavras.
síntese fonêmica: Você mostra o som fos fonemas e pede para a criança dizer o que vai se formar quando as letrinhas se juntarem ou se "abraçarem" ou "derem as mãos"
Ex: m...m...mmm junta com o a e faz: A criança deve dizer: má!

Importante: como essas atividades envolvem teste, assim como erro e acerto, tente sempre fazer em forma de brincadeira, faça muita festa quando eles acertarem e, se perceber que a criança está com dificuldade, dê a resposta antes que ela se estresse. Sempre pare antes que a criança queira parar. Quanto mais divertido for o processo, melhor.

Atenção:
Crianças com alterações na fala (troca de fonemas) apresentam um desempenho inferior em tarefas de CF, pelo que há maior risco de ocorrência de dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Troca de fonemas são comuns e até normais em determinadas idades, mas procure sempre falar corretamente com as crianças e procure ensina-las a pronunciar corretamente as palavras. se notar algum atraso nessa área, vale a pena consultar um fonaudiólogo.

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