Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Videos

O primeiro vídeo...
Este foi o primeiro video que fiz da minha filha lendo. Demorei um tempo até conseguir filmar ela lendo uma sequência boa de palavras, pois é difícil nessa idade prender a atenção deles por muito tempo. Fernanda estava com 1 ano e 4 meses. 

    

Poucos meses depois já é muito nítida a evolução na fala e na leitura. Neste vídeo ela estava com 1 ano e 9 meses.


Com mais ou menos 2 anos e meio, ela já lia de forma independente. Isso quer dizer que era capaz de ler livros com palavras que nunca havia visto antes, pois já dominava os sons dos fonemas, as sílabas e a união dessas para a formação de palavras. Algumas vezes ainda ficava insegura para ler palavras maiores formadas por sílabas complexas. Neste vídeo ela está lendo um livrinho que havia acabado de ganhar. Estava com 2 anos e 11 meses.



Antes dos 3 anos e meio, já é possível que a criança leia, com fluência, pontuação e entendimento, qualquer livro infantil, mesmo aqueles que contenham palavras mais complexas. No vídeo seguinte, a Fernanda está lendo outro livro que acabou de ganhar. Ela estava com 3 anos e 5 meses.


Bom...espero que sirva de estímulo para quem está pensando em começar. No início, muitas vezes ficava desanimada e achava que meu esforço estava sendo em vão. Nessa época, ver vídeos de outras crianças que haviam aprendido pelo método me motivou bastante!

8 comentários:

  1. A ajuda do papai (tanto pra ensinar quanto pra filmar) foi fundamental. Apesar de ele não aparecer no vídeo, acho que no começo ele diz: Já! Mande meu abraço pra ele e parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. O papai ajudou muito! E você também Marcelo, com as dicas preciosas no início do processo!

    ResponderExcluir
  3. Tatiana
    Com certeza esses vídeos serão um estímulo a mais.... Minha bebê está com 4 meses e irei iniciar o método agora, tenho que lembrar sempre que nada é em vão e que os resultados virão com o tempo.
    Obrigada por compartilhar
    Abraços
    Karin Ramiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin! Fico feliz em saber que você se animou. Com certeza fará um bem enorme para a sua filha! Nos primeiros meses pode demorar um pouco para os resultados aparecerem, mas logo logo ela estará lendo placas pela rua! Se precisar de ajuda, é só escrever!

      Excluir
  4. Imagina!
    Ah, já divulguei pessoalmente seu blog para alguns papai e mamães.

    ResponderExcluir
  5. Você parece que nasceu para isso! Impressionante sua dedicação! Parabéns e não deixe de atualizar seu belíssimo blog. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Olá, acabei de chegar no seu blog. Tenho uma filha de 3 anos, e gostaria de saber como é a compreensão do que se lê, como a criança lida com vocabulário novo. Minha filha não lê, mas me interrompe demais nas leituras e quando está vendo desenhos para perguntar sobre palavras ou frases que ela não entendeu o significado. Como isso funciona? A criança consegue recontar a história lida? Consegue explicar o que leu? Muito obrigada. Muito fofa sua filha lendo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andrea! Me desculpe a demora em responder. Ando trabalhando demais e por isso estou um pouco ausente do blog. Essa também foi uma preocupação minha e vejo que muitas mães se preocupam com a mesma coisa. Dizer que as crianças lêem mecanicamente e não entendem o que lêem é também um dos argumentos de muitos que são contra o método Doman. O que posso observar nos meus filhos(hoje com 6 anos e 2 meses e 3 anos e meio) é que eles entendem sim o que lêem. Naturalmente, se pegarem um livro de nível universitário para lerem não irão entender nada, mas digo que a capacidade de compreensão deles ao ler um texto é semelhante à capacidade de compreensão caso o mesmo texto fosse lido para eles em voz alta. Meu filho de 3 anos lê livros simples como "Maria vai com as outras", a Centopéia e seus sapatinhos" ou "Lúcia já vou indo" com total compreensão e consegue recontar as histórias ( muitas vezes faltando alguns pedaços ou detalhes, mas consegue) Ele ainda não tem paciência para ler Monteiro Lobato ou histórias maiores. Para não priva-lo do contato com esse vocabulário mais rico, mantenho o costume de ler para ele esse textos mais complexos, aí sim aproveitando para explicar o significado do vocabulário novo e das frases ou conceitos que ele não tenha entendido. Minha filha(6 anos) lê com total compreensão livros indicados para crianças do quinto e sexto ano do ensino fundamental, como A Terra dos Meninos pelados (Graciliano Ramos), Memórias da ilha, O livro Invisível e Alice no País das Maravilhas. Leu toda a Coleção Go Girl em menos de 30 dias nas férias do início do ano(cerca de 31 livros em 30 dias) e também gosta de Monteiro Lobato. Há muito tempo eu não fico mais ao lado dela acompanhando a leitura, pois sei que ela não ficaria 2 horas ou mais grudada em um livro de não o estivesse entendendo. Uma vez ou outra ela ainda me pergunta alguma palavra, mas isso é raro. Não que ela domine todo o vocabulário desses livros, mas já adquiriu a capacidade de deduzir o seu significado pelo contexto. Além disso, ela me conta com detalhes as histórias que leu e muitas vezes relaciona fatos do cotidiano ou coisas que aprende na escola com os livros, assim como é capaz de fazer um resumo por escrito deles. Algumas vezes ela pede para ler algum livro mais adulto (como aconteceu há alguma semanas com O Diário de Anne Frank) e nesses casos costumo ficar ao lado lendo junto e explicando o contexto em que a história se passa e mostrando mapas ou fotos na internet para que a leitura seja mais proveitosa. Bom...espero ter tirado suas dúvidas. Não sei como é sua disponibilidade de tempo, mas no meu caso, que trabalho o dia todo e tenho dois filhos, achei que a leitura precoce ajudou (e muito) para que eles melhorassem a concentração, que ampliassem o vocabulário e que, principalmente, gostassem de ler. Tem gente que diz que o pai ler para a criança teria o mesmo efeito. Quanto a isso, eu realmente não posso te falar, mas recomendo sim a alfabetização precoce. Se precisar, pode me enviar um e-mail ou entrar em contato pelo facebook, ok?

    ResponderExcluir