Gente! Amei esta reportagem! Ela vai ao encontro de tudo o que sempre defendi. Ao contrário do que geralmente acontece no Brasil, onde a maior parte das diretrizes em educação segue opiniões e teorias sem nenhuma comprovação científica, em países do primeiro mundo muita gente se dedica a etudar, com método científico, o que funciona ( e o que não funciona) em termos de educação. E não é que descobriram que muitas das práticas da "velha escola" davam certo? Vou colocar aqui os principais pontos do artigo, explicando porque algumas dessas práticas são importantes. Para quem quiser conferir, deixo o link abaixo com a reportagem original em inglês.
Raizes (gregas e latinas) das palavras: Permite que as crianças aprendam novos vocabulários e facilita a dedução do significado de novas palavras pelo seu contexto. O segredo é não apenas faze-los decorar, mas estimular as crianças a usarem este conhecimento em tarefas mais complexas.
Decorar os fatos(adição e subtração) e a tabuada: Apesar de muitos educadores defenderem que decorar faria com que as crianças perdessem a vontade de aprender, decorar os fatos e a tabuada é um pré-requisito para que os estudantes consigam fazer atividades mais complexas(e mais interessantes) em matemática. A única forma de atingir a "automatização" é praticando...e praticando...e praticando. Além disso, muitos estudiosos que observaram a diferença entre a pontuação de crianças americanas e asiáticas em testes internacionais atribuem a superioridade dos estudantes orientais à seus conhecimentos de fatos e tabuada. Muitos dos erros cometidos em problemas matemáticos mais complexos se devem à uma falta de memorização adequada das contas básicas.
Escrever à mão: Pesquisas mostram que escrever letras à mão, ao invés de simplesmente digita-las em um computador, não só ajuda as crianças a desenvolverem sua coordenação motora fina mas também aumentam a sua capacidade de reconhecer letras. Esta capacidade(reconhecimento das letras), por sua vez, prediz as habiliades de leitura aos 5 anos. Cuidado com as escolas que enfatizam a digitação em substituição à escrita manual, principalmente para as crianças mais novas.
Argumentação: Nos dias atuais, a habilidade de argumentar é mais importante do que nunca. E os estudos mostram que a capacidade de argumentar ajuda os estudantes a aprenderem melhor também.
Leitura em voz alta: Vários estudos mostram que quando lemos em voz alta para uma criança, seu vocabulário e seu entendeimento da estrutura da sentença melhoram.
http://ideas.time.com/2012/11/08/why-kids-should-learn-cu-cursive/
Nenhum comentário:
Postar um comentário