Qual é o ano mais importante da escola? Não! Não é a lfabetização, nem o primeiro ano do fundamental, muito menos o segundo grau. Errou também quem pensa que são os anos da educação infantil. É o terceiro ano do ensino fundamental (antiga segunda série).
E o que torna este ano tão importante? É simples. Nessa época, a criança deixa de "aprender a ler" e passa a "ler para aprender". Então as crianças que nesta fase ainda não se tornaram leitores fluentes e capazes de compreender o que leem, tendem a ser deixados para trás. E a diferença entre as crianças daí para frente tende apenas a aumentar. Tanto isso é verdade que a capacidade de leitura no terceiro ano é capaz de predizer o aproveitamento e a evasão escolar até o segundo o segundo grau. A partir do terceiro ano, enquanto os leitores competentes tendem a aprender cada vez mais, buscando novos conhecimentos através da leitura e ampliando seu vocabulário a cada dia, as crianças com dificuldades na leitura tendem a evitar os livros, criando um ciclo vicioso. Resumindo, os que são melhores vão se tornar cada vez melhores e os fracos tendem a se tornar cada vez mais fracos. Baseado nisso, alguns estados americanos já estão recomendando que os estudantes que não desenvolveram ainda uma leitura competente(decodificação e compreensão) sejam retidos no segundo ano e/ou façam aulas de reforço para suprirem essa deficiência.
E o que torna este ano tão importante? É simples. Nessa época, a criança deixa de "aprender a ler" e passa a "ler para aprender". Então as crianças que nesta fase ainda não se tornaram leitores fluentes e capazes de compreender o que leem, tendem a ser deixados para trás. E a diferença entre as crianças daí para frente tende apenas a aumentar. Tanto isso é verdade que a capacidade de leitura no terceiro ano é capaz de predizer o aproveitamento e a evasão escolar até o segundo o segundo grau. A partir do terceiro ano, enquanto os leitores competentes tendem a aprender cada vez mais, buscando novos conhecimentos através da leitura e ampliando seu vocabulário a cada dia, as crianças com dificuldades na leitura tendem a evitar os livros, criando um ciclo vicioso. Resumindo, os que são melhores vão se tornar cada vez melhores e os fracos tendem a se tornar cada vez mais fracos. Baseado nisso, alguns estados americanos já estão recomendando que os estudantes que não desenvolveram ainda uma leitura competente(decodificação e compreensão) sejam retidos no segundo ano e/ou façam aulas de reforço para suprirem essa deficiência.
Baseado no texto da "time ideas". Vejam a reportagem completa em inglês no link abaixo:
http://ideas.time.com/2012/09/26/why-third-grade-is-so-important-the-matthew-effect/
Agora, a minha opinião:
Concordo que fazer a transição do "aprender a ler" para o "ler para aprender" é fundamental para a vida (não só acadêmica) de qualquer pessoa, mas discordo da opinião de que o terceiro ano seja o mais importante. Acho que o terceiro ano apenas reflete a eficiência ou a deficiência de tudo que veio antes dele. Ensinar a ler e a compreender o que está sendo lido é um processo contínuo e que tem mais chance de sucesso quanto antes se iniciar. Crianças que aprendem a ler mais cedo chegam ao terceiro ano com uma fluência melhor e com uma experiência de leitura muito maior. É claro que isso aumenta a chance de que eles sejam leitores competentes nessa fase (ou até muito antes disso).
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