A importância do vocabulário - Por que seu filho não entende o que lê?
Quando falamos em uma criança com dificuldades de interpretação de texto, pensamos em inúmeras razões para o problema. Muitas vezes as crianças são levadas a inúmeros especialistas, tomam medicações por suspeita de déficit de atenção, são rotuladas de incapazes ou preguiçosas, mas nunca ouvi ninguém dizer que uma criança não entende o que lê por não ter vocabulário suficiente. Você já ouviu? Só comecei a me preocupar com o vocabulário quando minha filha mais velha entrou em uma escola bilingue e percebi que, apesar de ela possuir uma fluência de leitura excelente para a idade e de compreender textos complexos em português, ela muitas vezes não entendia textos simples em inglês. Observando de perto, vi que o problema era a falta de VOCABULÁRIO.
Comecei a pesquisar sobre o impacto do vocabulário de uma criança nos resultados que ela obtinha em leitura e me surpreendi com o volume de pesquisas já realizadas nessa área, tanto demonstrando o quanto um vocabulário limitado dificulta a compreensão de texto quanto mostrando o que funciona e o que não funciona quando se objetiva ampliar o vocabulário de uma criança.
As
pesquisas sugerem que o vocabulário de uma pessoa tem importância enorme em seu
desenvolvimento, especialmente quando se trata de leitura. Essas pesquisas
indicam claramente que as crianças com maiores vocabulários têm melhor
desempenho escolar em geral (todas a matérias) além de, como seria de se
esperar, apresentarem melhores resultados em leitura e compreensão de texto. O vocabulário aos dois anos está diretamente relacionado ao aproveitamento escolar no segundo grau e o vocabulário aos sete é um dos maiores preditores de quanto aquela pessoa vai ganhar na vida adulta. Os estudos recentes mostram, inclusive, que pelo menos 70% das crianças com dificuldade de "interpretação de texto"apresentam, na verdade, um problema de vocabulário.
Felizmente,
o vocabulário de uma criança não é pré-estabelecido. Os pais e a escolar têm um
papel fundamental no crescimento do vocabulário de sua criança.
Estudos
feitos principalmente nos Estados Unidos (onde, diga-se de passagem, a
desigualdade sócio-econômica é muito menor que no Brasil), mostraram que as
crianças já entram na escolar, aos 3 anos, com uma diferença enorme de
vocabulário. Esse dado motivou a realização de pesquisas que avaliaram a
quantidade e qualidade do vocabulário a que uma criança era exposta em casa até
os 3 anos de vida (antes de entrar na escola). Os resultados foram alarmantes.
Em uma
hora típica, uma criança escuta:
Family
Status
|
Quantidade
de palavras
|
Classes D-E
|
616 palavras
|
Classe C
|
1.251 palavras
|
Classes A e B
|
2.153 palavras
|
Vejam o efeito disso com o tempo:
Family Status
|
Palavras ouvidas em uma semana
|
Palavras em um ano
|
Classes D-E
|
62.000
|
3 milhões
|
Classe C
|
125.000
|
6 milhões
|
Classes A-B
|
215.000
|
11 milhões
|
Até aí tudo bem…
pois esperamos que a partir do momento em que todas as crianças entrem na
escola haverá uma maior padronização na quantidade e qualidade do vocabulário a
que eles são expostas e, assim, essa diferença tende a diminuir…certo?! Errado!
As pesquisas mostrarm que crianças que chegam à pré escola com um menor
vocabulário vão também aprender menos. Enquanto aquelas que chegaram com um bom
vocabulário aprendem em media 8 novas palavras por dia, as que já chegaram com
um vocabulário pobre aprenderão em media 2 palavras novas ao dia.
Entre
o primeiro e o terceiro ano, a estimativa é que os estudantes de classes
sócio-econômicas inferiores aprendam cerca de 3000 palavras por ano, enquanto
os de classe media aprendem 5000 palavras ao ano.
Sabendo
que o vocabulário dobra entre o terceiro e o sétimo ano, esperamos que a
diferença também dobre nesse período.
Mas
o que podemos fazer?
Apresento
aqui algumas maneiras (comprovadas cientificamente) de ampliar o vocabulário
das crianças.
1.
Leia para eles. Estudos indicam que as crianças aprendem o
vocabulário dos livros lidos em voz alta para eles(e.g., Elley, 1989).
Melhor que isso, é importante ler outros materiais como placas, revistas e
jornais. As pesquisas mostram claramente que os textos ditos informativos
contêm um diversidade muito maior de palavras (Duke, 2003; Pappas, 1991) Isso também é importante porque os pais e professors
tendem a chamar atenção para o significado das palavras quando leem textos
informativos, o que facilita a aprendizagem. (Lennox, 1995; Pellegrini,
Perlmutter, Galda, and Brody, 1990).
2.
Estimule que eles leiam: Crianças também adquirem vocabulário com a leitura
independente(e.g., Nagy, Herman, and Anderson, 1985). As pesquisas sugerem que
5-15% de todas as palavras que usamos foram aprendidas com leitura. Crianças
que lêem mais têm uma maior vocabulário(Stahl, 1998).
A
Variação na quantidade de leitura independente afeta significativamente o
crescimento do vocabulário.
Pesquisas
mostram que as crianças que lêem ao menos 10 minutos por dia for a do ambiente
escolar apresentam taxas de crescimento do vocabulário significativamente maior
entre o Segundo e o quinto ano que aquelas crianças que não o fazem.
(Anderson
& Nagy, 1992, see References)
Percentil
|
minutes por dia
|
palavras lidas por ano
|
||
livros
|
Texto
|
livros
|
Texto
|
|
98
|
65.0
|
67.3
|
4,358,000
|
4,733,000
|
90
|
21.2
|
33.4
|
1,823,000
|
2,357,000
|
80
|
14.2
|
24.6
|
1,146,000
|
1,697,000
|
70
|
9.6
|
16.9
|
622,000
|
1,168,000
|
60
|
6.5
|
13.1
|
432,000
|
722,000
|
50
|
4.6
|
9.2
|
282,000
|
601,000
|
40
|
3.2
|
6.2
|
200,000
|
421,000
|
30
|
1.8
|
4.3
|
106,000
|
251,000
|
20
|
0.7
|
2.4
|
21,000
|
134,000
|
10
|
0.1
|
1.0
|
8,000
|
51,000
|
2
|
0
|
0
|
0
|
8,000
|
3.
Inclua
a criança em conversas com vocabulário rico. Elas também aprendem muito
conversando, principalmente ouvindo e participando de conversas de alto nível.
Estudos mostram que crianças cujos pais usam mais palavras “raras”na mesa de
jantar têm um maior vocabulário e melhor aproveitamento na leitura.
4. Realize, em casa, leituras em conjunto
(de livros mais complexos do que os que a criança seria capaz de ler e
compreender sozinha), assim como atividades interativas (debates sobre diversos
temas atuais ou do interesse dos seus filhos) Estimule o aprendizado
de novas palavrasREADINGLINE SUPPORT
5. Estimule o aprendizado de novas palavra.
As crianças devem ser estimuladas a reconhecer, em um texto ou conversa,
aquelas palavras de significado desconhecido e inferir ou perguntar/buscar no
dicionário o seu significado.
6. Ensine novas palavras: Sim, é importante
ensinar novas palavras. O problema é que é inviável ensinar formalmente todo o
vocabulário necessário para o aprendizado de uma língua. O recomendado é
ensinar então aquelas palavras que aparecem com uma frequência razoável em
textos e que por isso são importantes para a compreensão dos mesmos, mas não
são tão simples ou comuns a ponto de serem aprendidas naturalmente. Em ingles
existe uma lista com essas palavras. Vou colocar aqui para que
vocês possam ter uma idéia de quais seriam essas palavras.
transformar
provável
improvável
além de
suficiente
fato
suposição
opinião
causa
consequência
exceto
através
permitido
proibido
apesar de
classifique
comum
comunidade
considere
exatamente
exemplo
geralmente
objetivo
método
aceitar
concordar
discordar
área
superfície
volume
autoridade
benefício
qualidades
compare
definição
efeito
elemento
localização
oposto
paralelo
horizontal
vertical
resumo
padrão
padrão
fornecem
seguro
diversos
contraste
categoria
demonstração
8. Exponha a criança ao vocabulário novo
muitas vezes ( o ideal é que sejam pelo menos três) e em múltiplos contextos
(le rem uma história, fazer uma frase com a palavra, cantar uma música, ver um
filme, etc.
Espero que este artigo tenha sido útil. Para quem se interessar em ler mais sobre o assunto, existem inúmeros artigos disponíveis on line. Basta buscar "vocabulary gap"
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