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domingo, 18 de agosto de 2013

A importância do vocabulário - Por que seu filho não entende o que lê?


A importância do vocabulário - Por que seu filho não entende o que lê?


Quando falamos em uma criança com dificuldades de interpretação de texto, pensamos em inúmeras razões para o problema. Muitas vezes as crianças são levadas a inúmeros especialistas, tomam medicações por suspeita de déficit de atenção, são rotuladas de incapazes ou preguiçosas, mas nunca ouvi ninguém dizer que uma criança não entende o que lê por não ter vocabulário suficiente. Você já ouviu? Só comecei a me preocupar com o vocabulário quando minha filha mais velha entrou em uma escola bilingue e percebi que, apesar de ela possuir uma fluência de leitura excelente para a idade e de compreender textos complexos em português, ela muitas vezes não entendia textos simples em inglês. Observando de perto, vi que o problema era a falta de VOCABULÁRIO. 
Comecei a pesquisar sobre o impacto do vocabulário de uma criança nos resultados que ela obtinha em leitura e me surpreendi com o volume de pesquisas já realizadas nessa área, tanto demonstrando o quanto um vocabulário limitado dificulta a compreensão de texto quanto mostrando o que funciona e o que não funciona quando se objetiva ampliar o vocabulário de uma criança. 
As pesquisas sugerem que o vocabulário de uma pessoa tem importância enorme em seu desenvolvimento, especialmente quando se trata de leitura. Essas pesquisas indicam claramente que as crianças com maiores vocabulários têm melhor desempenho escolar em geral (todas a matérias) além de, como seria de se esperar, apresentarem melhores resultados em leitura e compreensão de texto. O vocabulário aos dois anos está diretamente relacionado ao aproveitamento escolar no segundo grau e o vocabulário aos sete é um dos maiores preditores de quanto aquela pessoa vai ganhar na vida adulta. Os estudos recentes mostram, inclusive, que pelo menos 70% das crianças com dificuldade de "interpretação de texto"apresentam, na verdade, um problema de vocabulário. 
Felizmente, o vocabulário de uma criança não é pré-estabelecido. Os pais e a escolar têm um papel fundamental no crescimento do vocabulário de sua criança.
Estudos feitos principalmente nos Estados Unidos (onde, diga-se de passagem, a desigualdade sócio-econômica é muito menor que no Brasil), mostraram que as crianças já entram na escolar, aos 3 anos, com uma diferença enorme de vocabulário. Esse dado motivou a realização de pesquisas que avaliaram a quantidade e qualidade do vocabulário a que uma criança era exposta em casa até os 3 anos de vida (antes de entrar na escola). Os resultados foram alarmantes.

Em uma hora típica, uma criança escuta:
Family Status
Quantidade de palavras
Classes D-E
616 palavras
Classe C
1.251 palavras
Classes A e B
2.153 palavras


Vejam o efeito disso com o tempo:
Family Status
Palavras ouvidas em uma semana
Palavras em um ano
Classes D-E
62.000
3 milhões
Classe C
125.000
6 milhões
Classes A-B
215.000
11 milhões

Até aí tudo bem… pois esperamos que a partir do momento em que todas as crianças entrem na escola haverá uma maior padronização na quantidade e qualidade do vocabulário a que eles são expostas e, assim, essa diferença tende a diminuir…certo?! Errado! As pesquisas mostrarm que crianças que chegam à pré escola com um menor vocabulário vão também aprender menos. Enquanto aquelas que chegaram com um bom vocabulário aprendem em media 8 novas palavras por dia, as que já chegaram com um vocabulário pobre aprenderão em media 2 palavras novas  ao dia.

Entre o primeiro e o terceiro ano, a estimativa é que os estudantes de classes sócio-econômicas inferiores aprendam cerca de 3000 palavras por ano, enquanto os de classe media aprendem 5000 palavras ao ano.

Sabendo que o vocabulário dobra entre o terceiro e o sétimo ano, esperamos que a diferença também dobre nesse período.

Mas o que podemos fazer?

Apresento aqui algumas maneiras (comprovadas cientificamente) de ampliar o vocabulário das crianças.

1.    Leia para eles. Estudos indicam que as crianças aprendem o vocabulário dos livros lidos em voz alta para eles(e.g., Elley, 1989). Melhor que isso, é importante ler outros materiais como placas, revistas e jornais. As pesquisas mostram claramente que os textos ditos informativos contêm um diversidade muito maior de palavras (Duke, 2003; Pappas, 1991) Isso também é importante porque os pais e professors tendem a chamar atenção para o significado das palavras quando leem textos informativos, o que facilita a aprendizagem. (Lennox, 1995; Pellegrini, Perlmutter, Galda, and Brody, 1990).

2.    Estimule que eles leiam: Crianças também adquirem vocabulário com a leitura independente(e.g., Nagy, Herman, and Anderson, 1985). As pesquisas sugerem que 5-15% de todas as palavras que usamos foram aprendidas com leitura. Crianças que lêem mais têm uma maior vocabulário(Stahl, 1998).

A Variação na quantidade de leitura independente afeta significativamente o crescimento do vocabulário.
Pesquisas mostram que as crianças que lêem ao menos 10 minutos por dia for a do ambiente escolar apresentam taxas de crescimento do vocabulário significativamente maior entre o Segundo e o quinto ano que aquelas crianças que não o fazem.
(Anderson & Nagy, 1992, see References)
Percentil
minutes por dia
palavras lidas por ano
livros
Texto
livros
Texto
98
65.0
67.3
4,358,000
4,733,000
90
21.2
33.4
1,823,000
2,357,000
80
14.2
24.6
1,146,000
1,697,000
70
9.6
16.9
622,000
1,168,000
60
6.5
13.1
432,000
722,000
50
4.6
9.2
282,000
601,000
40
3.2
6.2
200,000
421,000
30
1.8
4.3
106,000
251,000
20
0.7
2.4
21,000
134,000
10
0.1
1.0
8,000
51,000
2
0
0
0
8,000



3.    Inclua a criança em conversas com vocabulário rico. Elas também aprendem muito conversando, principalmente ouvindo e participando de conversas de alto nível. Estudos mostram que crianças cujos pais usam mais palavras “raras”na mesa de jantar têm um maior vocabulário e melhor aproveitamento na leitura.

4.  Realize, em casa, leituras em conjunto (de livros mais complexos do que os que a criança seria capaz de ler e compreender sozinha), assim como atividades interativas (debates sobre diversos temas atuais ou do interesse dos seus filhos) Estimule o aprendizado de novas palavrasREADINGLINE SUPPORT
5.  Estimule o aprendizado de novas palavra. As crianças devem ser estimuladas a reconhecer, em um texto ou conversa, aquelas palavras de significado desconhecido e inferir ou perguntar/buscar no dicionário o seu significado.
6.    Ensine novas palavras: Sim, é importante ensinar novas palavras. O problema é que é inviável ensinar formalmente todo o vocabulário necessário para o aprendizado de uma língua. O recomendado é ensinar então aquelas palavras que aparecem com uma frequência razoável em textos e que por isso são importantes para a compreensão dos mesmos, mas não são tão simples ou comuns a ponto de serem aprendidas naturalmente. Em ingles existe uma lista com essas palavras. Vou colocar aqui para que vocês possam ter uma idéia de quais seriam essas palavras.
     
transformar
provável
improvável
além de 
suficiente
fato
suposição
opinião
causa
consequência
exceto
através
permitido
proibido
apesar de
classifique
comum
comunidade
considere
exatamente
exemplo
geralmente
objetivo
método
aceitar
concordar
discordar
área
superfície
volume
autoridade
benefício
qualidades
compare
definição
efeito
elemento
localização
oposto
paralelo
horizontal
vertical
resumo
padrão
fornecem
seguro
diversos
contraste
categoria
demonstração





7.  Ensine palavras relacionadas em um contexto. Por exemplo: vc pode ensinar em conjunto borboleta, mosquito, mosca, formiga, abelha, etc, aproveitando para explicar o que é inseto, exoesqueleto e metamorfose. Isso ajuda a organizer o conhecimento, torna o aprendizado mais interessante e a memorização mais fácil.
8.    Exponha a criança ao vocabulário novo muitas vezes ( o ideal é que sejam pelo menos três) e em múltiplos contextos (le rem uma história, fazer uma frase com a palavra, cantar uma música, ver um filme, etc.

Espero que este artigo tenha sido útil. Para quem se interessar em ler mais sobre o assunto, existem inúmeros artigos disponíveis on line. Basta buscar "vocabulary gap"

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