Para começar, feliz 2013! Precisei dar um tempo nas postagens mas pensei em muita coisa que quero deixar registrada aqui. Como primeiro post do ano, resolvi falar dos livros de palavras.
Muita gente que ensina pelo método Doman ou outros métodos de alfabetização que envolvem flashcards e palavras inteiras deve ter notado que, em alguns momentos, a criança deixa de mostrar tanto interesse pelas fichas. Existem inúmeros motivos para que isso aconteça e várias formas de lidar com a situação, mas, na minha opinião, nenhuma delas é tão eficiente quanto à confeção de livros de palavras. Trata-se de uma forma de ensinar novas palavras e, ao mesmo tempo, ensinar vocabulário novo e conhecimentos gerais.
É só escolher 10 palavras de uma mesma categoria, imprimir em letra arial negrito tamanho entre 100 e 150. Depois colamos cada palavra em uma folha deixando o verso em branco. Na folha seguinte próxima colocamos a figura correspondente à palavra. A sequência é palavra-figura-palavra-figura-palavra-figura.
A idéia é simples, mas dá trabalho encontrar as imagens e é preciso ter uma impressora colorida para imprimir. Em compensação, é maravilhoso ver as crianças pedirem um livro atrás do outro e quererem ver cada um muitas e muitas vezes. Vou colocar aqui a foto de alguns dos livros que fiz. Infelizmente, não tenho mais os arquivos que usei para monta-los, mas vou fazendo outros e aos poucos vocês podem ir baixando.
Para as crianças maiores, dá para fazer livros menores e aproveitar o verso, como mostra a figura abaixo.
Livros de palavras-fase 1
Livros com pequenos textos(fase 5)
Os livros com frases fazem sucesso por aqui.
ResponderExcluirUso situações do cotidiano como festas e passeios e coloco as fotos tiradas nesses eventos.
meu filho adora! :)
Já faz um tempo que não faço um livro novo, vou aproveitar a lembrança do post pra atualizar isso! :)
Obrigada Tatiana
Livros de palavras por categorias e com ilustrações funcionam com bits de inteligência (do programa de conhecimento enciclopédico).
ResponderExcluirNos bits vale a pela investir nas profundidadeS, ou seja, para cada vez que a criança ler um dos seus livros de palavras, uma "história" nova será contada!
É claro que mamãe e papai tem de ser muito imaginativos para manter elevado o interesse do filho. Bom Ano Novo!