Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Começo de Tudo

Uma vez, ainda criança, vi na televisão uma reportagem sobre uma mãe que alfabetizou seus filhos, brincando, enquanto ainda eram bebês. As crianças apresentavam uma facilidade enorme para aprendizado em todas as áreas e me pareceram curiosas, seguras e felizes. Na época pensei: "quando tiver meus filhos vou fazer isso com eles".
Muitos anos depois, assim que descobri minha gravidez, me lembrei da reportagem e comecei a procurar na internet qual era o tal método. Foi aí que conheci o método Glenn Doman e o livro "Como ensinar seu bebê a ler" Preparei o material ainda durante a gestação e comecei a "brincar de palavras" com minha filha assim que chegamos da maternidade. Com o tempo, fui ganhando experiência e me sentindo mais segura para fazer modificações que eu achasse apropriadas. Li muito, conheci muitos outros métodos de alfabetização, muitos estudos de neurociência aplicada à educação e muitos métodos de estimulação infantil. Hoje, não acredito que existe uma única forma de educar, mas sim uma forma que melhor se aplica para aquela família naquele momento. Sobre o método Glenn Doman, as lições mais imprtantes que ficaram foram:
1. Nunca duvide do potencial cognitivo dos bebês e crianças pequenas.
2. Qualquer estimulação é melhor que nada.

4 comentários:

  1. Linda história! Cada um tem uma razão, uma motivação, que dão início a tudo. Sua história mostra compromisso (desde criança) e persistência, além de confiança em si mesma, e paciência (para ir aprendendo pouco a pouco com a própria experiência).

    ResponderExcluir
  2. Tati, eu tinha comentado anteriormente só que fechei a caixa sem confirmar as letras.

    Muito bacana você compartilhar sua experiência e principalmente o material de ensino. Apesar de você não ser pedagoga, poderia desenvolver uma atividade voltada para educação infantil.

    Oficinas com crianças, projetos.... Por exemplo um Nutricionista, que atende no consultório, pode desenvolver trabalhos pedagógicos de Nutrição com oficinas de 1:30 duas vezes por semana em escolas públicas.

    Talvez você não tenha essa intenção. Mas por já ser formada e com apenas um curso de especialização na área de educação você poderá apoiar a alfabetização de outras crianças. São idéias que dependeria da organização do seu tempo e da sua intenção.

    Existem projetos que recebem incentivo fiscal e apoio do governo. Não sei como funciona direito! É preciso redigir o projeto e apresentar aos órgãos competentes para receber uma verba para implantação. Imagina quantas crianças de baixa renda poderiam ser beneficiadas com um projeto desses?

    Acho seu trabalho maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cássia! Eu já pensei sim em desenvolver alguma atividade nessa área, mas por enquanto é um projeto para o futuro. Pelo menos nos próximos 5 anos, quero me dedicar ao trabalho e à família. Não teria tempo de me manter atualizada na minha área, educar meus filhos e ainda fazer uma pós em educação. Por enquanto vou estudando, aprendendo, conhecendo outras pessoas interessadas nessa área e plantando a idéia na cabeça de outras mamães. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olá Tatiana.

    Gostei do post.Por gentileza me tire uma dúvida, meu filho vai fazer 6 ano em agosto,ainda há tempo para utilizar esse método? Tudo que li foi para crianças menores.Grata.

    ResponderExcluir